Começando mais um ano letivo, é hora de preparar a sala de aula. Abaixo mostro exemplos de atividades que servem de ornamentação para a sala de aula, e como elas podem ser usadas didaticamente. Espero que gostem.
Neste quadro serão expostos os nomes dos alunos aniversariantes do mês, bem como a data de aniversário.
Objetivo: Fazer com que as crianças compreendam a evolução do tempo no calendário, e ao mesmo tempo valorizar os laços de amizade que são criados na sala de aula.
Este quadro foi criado pela necessidade de incentivo a alimentação, haja vista a falta de interesse das crianças por alimentos cozidos.
Objetivo: Incentivar as crianças a se alimentarem melhor, valorizando a comida saudável, e estimulando-os aao não desperdício de comida.
Como funciona: Durante os cinco dias semanais letivos, são oferecidas a criança três refeiçoes principais (café, almoço e janta) e um lanche. As crianças que não desperdiçarem comida num dia, receberão uma estrelinha no quadro, correspondente aquele dia. No final da semana, sexta-feira, as crianças que tiverem em seus quadros, 5 estrelas terão direito a uma sobremesa especial, combinada com antecedência (doce, chocolate, pirulito, etc). As crianças que desperdiçarem comida em qualquer dia não terão direito a guloseima.
Comecei a praticar há uma semana e tem dado resultado.
Lista de alunos
Esta lista foi afixada no primeiro dia de aula.
Objetivo: Fazer leitura diária para gravar seus nomes completos e dos colegas, contar alunos presentes e ausentes. Servir de material de apoio para a escrita do próprio nome, enquanto não conseguem fazê-lo autonomamente.
Por enquanto, são essas as atividades que estão enfeitando minha sala de aula, e ficarão assim por algum tempo. Um abraço a todos, e lembrem-se:
São as crianças que alegram a nossa vida!