Sugestões de Atividades rotineiras com nomes próprios
- Confeccionar o cartaz com a lista de nomes para a sala ("chamadinha");
- Nomear objetos e pertences das crianças;
- Utilizar a escrita do nome sempre que necessário: escrever seus nomes todos os dias nas folhas de atividades propostas, por exemplo.
- Jogo da memória com nomes. Utilizar a fotografia da criança como um recurso;
- Selecionar as letras da sequência de seu nome: usando letras móveis;
- Tirar um dos nomes da "chamadinha" para que as crianças identifiquem qual nome falta na lista;
- Jogo de "forca" usando os nomes da turma;
- Bingo de nomes;
- Cruzadinha de nomes;
- Adivinha de nomes: a professora começa a escrever um nome e as crianças, consultando a lista de nomes que está na sala, tentam adivinhar de quem é aquele nome e que letras são necessárias para completá-lo.
Fonte bibliográfica: Apostila Trabalho Pedagógico com o nome próprio. Kidsmart e Avisa Lá.
CHAMADINHA
A "chamadinha" é um momento na rotina da Educação Infantil ou nas Séries Iniciais, onde o professor trabalha com os nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre escrita que as crianças já têm.
Objetivo: Ler usando índices de leitura (letra inicial, letra final, tamanho do nome, seqüência de letras e direção esquerda→direita) o seu nome e os nomes dos colegas de turma.
Sequência: Aqui pode ser utilizada a melhor maneira segundo o interesse momentâneo do professor, podendo utilizar uma ou mais estratégias.
- Apresentar o nome, indicando a letra inicial. Obs.: Não dizer a "letra da Larissa", mas simplesmente "L". Fala-se o nome da letra e a criança identifica a quem pertence aquela inicial.
- Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras: nomes com mais letras do que... ou com menos letras do que... nomes com mesmo número de letras que...
- Fazer conjuntos a partir de: letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos e das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente.
- "Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
- Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao colega. Eles adoram essa brincadeira!!!
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
- Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.
- Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.
- Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo: "esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".
- Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.
- A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um acompanhamento das hipóteses de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário