Bem vindos!

É um prazer imenso poder compartilhar meus pensamentos, minhas realizações, meu trabalho com pessoas tão importantes e interessadas no tema. Espero que gostem e postem muitos comentários. Um grande abraço e SEJAM BEM VINDOS.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lecionar para a Educação Infantil: realização ou castigo?

            Quantas vezes não ouvimos de professores de creches e pré escolas, reclamações acerca dos motivos que os levaram a lecionar nessa etapa? Perseguição política, falta de opção, ou até mesmo, fuga da indisciplina presente no Ensino Fundamental? Vários são os motivos, poucos os que fogem a essa terrível realidade.

            Nos casos em que é opção do educador lecionar nessa etapa, surgem críticas do tipo: "Você está se perdendo nessa turma, quando poderia estar em outra mais 'avançada'".Não é importante esta etapa do ensino? Para que ela existe então?

            É preciso mudar o pensamento das pessoas em relação a Educação Infantil. Este não é um espaço exclusivo de brinacadeiras onde qualquer pessoa pode assumir uma turma com um mínimo, ou nenhuma qualificação, pois é nessa etapa que as crianças aprendem mais, inclusive em termos de atitudes e conceitos que as acompanham por toda a vida, mesmo que seja através de brincadeiras e faz de conta. Se é difícil fazer um adulto compreender que o lugar do lixo não é no meio da rua ou na calçada, uma criança que aprende a preservar o meio ambiente nessa idade, mesmo quando adulta, dificilmente conseguirá fazer o contrário.

            Para mim, é uma grande realização lecionar nessa etapa: ver a expressão de felicidade no rosto de uma criança que acaba de descobrir algo novo, é simplesmente gratificante. Fazendo o que gosto, amando o que faço, sigo realizando os meus sonhos profissionais, e os sonhos de meus educandos, a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário