Bem vindos!

É um prazer imenso poder compartilhar meus pensamentos, minhas realizações, meu trabalho com pessoas tão importantes e interessadas no tema. Espero que gostem e postem muitos comentários. Um grande abraço e SEJAM BEM VINDOS.

sábado, 17 de março de 2012

Projeto Nomes Próprios

Este é o projeto que estou desenvolvendo na Creche Donzinha Bezerra em Bananeiras/PB. Peguei algumas contribuições de projetos em outros blogs e apropriei a minha turma.




Faixa etária: 4 e 5 anos
Tempo estimado: 2 meses (2x por semana no 1º mês e 1 vez por semana no 2º mês).
Objetivos:
          Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
-          Diferenciar letras e desenhos;
-          Diferenciar letras e números;
-          Diferenciar letras, umas das outras;
-          A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
-          Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
-          Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
-          Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
-          O nome das letras;
-          Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
-          Habilidades grafo-motoras;
-          Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
Conteúdos:
-          Leitura e escrita de nomes próprios;
-          Identificação do nome;
-          Representação escrita do nome;
-          Regras de convívio social;
-          Socialização;
-          Noções matemáticas.
Metodologia:
-          Construção da rotina;
-          Elaboração do contrato didático;
-          Organização do espaço de trabalho;
-          Organização do material utilizado;
-          Levantar pesquisa junto aos pais;
-          Confecção dos crachás;
-          Registro das atividades para avaliação.
Avaliação:
Observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes.

Sugestões de atividades:
Atividades com cartão de nomes:
• Chamar o aluno entregando seu cartão;
• Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
• Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;
• Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
• Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
• Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
• Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;
• Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
• Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis;
• Passar o dedo sobre as letras;
• Contar as letras do nome;
• O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome;
• Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc
• Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi
• Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
• Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia.

Atividades em folhas:
• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
• Pintar de azul o nome da professora;
• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...
• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
• Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir;
• O mesmo acima em todos os nomes;
• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);
• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em fileiras contando quanto há em cada uma;
• Recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.
• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora:
* Nomes com 5 letras;
* Nome dos alunos de uma determinada fileira;
* Nomes dos homens;
* Nomes das mulheres;
* Nomes com mais de 6 letras;
* Nomes com menos de 5 letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário